quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Curso Infantil de Teatro para a Vida. Criança cidadã.


Curso Infantil de Teatro para a Vida. Criança cidadã. http://www.emiliofontana.com.br/criancacidada.html
Duração: 4 meses. 10/03/2018 a 30/06/2018
Aulas aos sábados. Horário: 14h00 às 16h00.

Idade mínima 7 completos a 12 anos ALFABETIZADOS.
Público Alvo: Para crianças INICIANTES que gostariam ou precisam exercitar a comunicação presencial em convívio saudável e descontraído em equipe. Teatro para NÃO atores.
Justificativa: Todos os anos muitos pais nos procuram para inscrever crianças que precisam: desenvolver a comunicação, perder a timidez, aliviar as tensões, melhorar o relacionamento em trabalho em equipe e melhora no rendimento escolar, auto aceitação, resiliência para lidar com “bulling”, adquirir técnicas de memorização, exercitar a atenção e foco nas atividades, saber ouvir e saber falar, exercitar relacionamentos presenciais saudáveis, colaborar em casa e na sociedade, melhorar a expressão vocal, postura e expressão corporal. IMPORTANTE: Treino de redação e exposição das ideias! 

Pensando nestas solicitações Crys Fontana, atriz formada pela EAD/ECA/USP, bacharel e licenciada em LETRAS e pós-graduada em Teatro Educação desenvolveu Curso de Teatro para a Vida que tem como objetivo utilizar o teatro para desenvolver NÃO atores.


Objetivo do Curso: O excesso de estímulos eletrônicos gera muitas vezes crianças/jovens ansiosos. O teatro vem preencher com sua força criativa esta lacuna e colaborará para um desenvolvimento saudável. Criaremos um ambiente sem estímulos tecnológicos onde a criança utilizará mecanismos de sua própria expressão para se comunicar.

A infância/juventude contemporânea está vivenciando mudanças significativas. Todo o conceito de comunicação que o adulto atual presenciou em décadas anteriores foi totalmente modificado. Não sabemos, no entanto, as consequências futuras destas alterações nas crianças/jovens de hoje. Não raro encontramos crianças/jovens solitários, intelectualizados e que não sabem brincar ou utilizar o potencial espontâneo/criativo ou possuem dificuldade para se relacionar.

O que se pretende após o curso: Colaborar para aflorar uma criança mais saudável, serena e autoconfiante. Um indivíduo que saiba ouvir e expor as suas ideias através do exercício democrático da “criança cidadã”que reflete sobre a importância de ser cooperativa em casa, na escola, na sociedade construindo assim bases sólidas para um adulto ético ciente dos seus direitos e deveres.
Conteúdo programático:

1) Eu: : a criança-indivíduo. Auto aceitação.
2) Ele: o outro e suas diferenças. Tolerância.
3) Nós: vida social. Direitos e deveres. Treino de leitura. Simulação dos textos lidos. Técnicas de relaxamento autógeno.
4) Lugar: a criança em casa, na escola, na sociedade. Treino de leitura. Simulação.
5) Ações: Atitudes da CRIANÇA CIDADÃ colaboradora. Treino de leitura. Simulação.
6) Voz: criatividade vocal. Leitura e simulação de relatos de crianças reais que colaboram pela qualidade de vida da sociedade.
7) Corpo: expressão corporal. Leitura e simulação de relatos de crianças reais que colaboram pela qualidade de vida da sociedade.
8) Emoção: como não ser indiferente a dor do outro. A utilização didática da poesia. Construção de um texto coletivo sobre a CRIANÇA CIDADÃ.
9) Meio ambiente e consumo: Meio ambiente e consumo: reflexão sobre o consumo e suas consequências no meio ambiente. Construção de um texto coletivo sobre a CRIANÇA CIDADÃ
10) Qualidade de vida em um mundo melhor para todos: execução dos textos desenvolvidos. A construção da máscara simbólica.
MÁSCARA E A ORIGEM RITUAL. PERSONA = MÁSCARA. MÁSCARA no contexto FAMILIAR (FILHO/FILHA).
MÁSCARA no contexto escolar. Ser o outro, a personagem. Como se imaginar sendo o “outro”. Iniciação a interpretação como compreenção da realidade social. Quem é a personagem (o outro)? Onde “o outro” se encontra? O que “o outro”
está fazendo? Exercício de textos didáticos e apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário