quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Vá ao Cine Petra Belas Artes! O. HOMEM. QUE VENDEU. SUA. PELE Estreia 07.10.21. Impressões e análise da atriz, diretora, roteirista e produtora de cinema Crys Fontana.

O cartaz do filme e os seus PONTOS FINAIS. Impressões e análise da atriz, diretora, roteirista e produtora de cinema Crys Fontana.






Indicado a TODOS os ARTISTAS. Os que vivem de arte ou os que vivem para a arte ou que necessitam da fruição da arte para viver. Idade recomendada a partir de 14 anos.

Crys Fontana esteve dia 05.10 no Cine Petra Belas Artes em sessão fechada com o apoio do jornal O Estado de São Paulo e conferiu a participação em conversa após a sessão do BRILHANTE jornalista e crítico Luiz Carlos Merten.

Introdução. Crys Fontana e o seu corpo como objeto artístico:

O filme possibilita infinitas possiblidade de leitura. Tomei a liberdade de analisar o filme pelo ponto de vista da atriz, que tem a sua imagem e voz como matéria artística.

Em início de carreira fui modelo vivo de joias em um museu no Japão. Ao invés de vitrines as joias foram expostas nos corpos das modelos. As minhas mãos não foram aprovadas. As joias foram expostas em meu colo e orelhas. Confesso que foi a sensação mais amedrontadora que senti. Ficava dentro de um praticável onde apenas o colo e o rosto ficavam expostos por quatro horas. A luz muito forte sobre mim e as vozes incompreensíveis dos frequentadores da exposição ao meu redor causaram uma sensação assustadora.

Esta vivência da “coisificação” de meu corpo, foi determinante para que eu aguçasse o discernimento nas escolhas que faria como atriz e modelo. Na década de 80, quando estudava na EAD/ECA/USP conheci o trabalho da artista plástica sérvia Marina Abramovic e as suas performances viscerais usando o seu corpo como obra exposta em Bienais pelo mundo. Em uma performance o foco estava na reação do público e a coisificação de seu próprio corpo. Aos 28 anos, em 1974 fez uma exposição de seu corpo e em uma mesa à disposição do público alguns objetos: fruta, penas, flores, geleia, bebida e também tesouras, correntes, faca, pregos e até uma arma. A intensão dela não era morrer, mas levar as últimas consequências os limites de seu corpo físico e mental.  Foram seis horas exposta ao público seminua. Ao final ela se levanta sangrando e começa a caminhar em direção a plateia que correu dela. Marina concluiu que enquanto era um objeto a plateia não via problemas éticos em agredi-la. Porém ao se levantar e aos olhos de todos novamente se transformar em ser humano que sangrava esse comportamento era inaceitável. Diante deste confronto só restava ao público fugir. Em 2015 pude conhecê-la pessoalmente, participei de Workshop promovido pelo SESC.

Atualmente trabalho com orientação de jovens atores que pretendem ingressar na carreira de ator/atriz. Além das aulas do curso livre de interpretação realizo palestras sobre a imagem nas redes sociais e do “estigma” que este ou aquele trabalho possa macular ou até mesmo acrescentar positivamente naquele profissional. Oriento sobre o corpo do ator/atriz que deve ser o mais limpo de informações para que assim possa desempenhar esta ou aquela personagem, independente da época. E que se tenha atenção com procedimentos estéticos, tatuagens, piercing, algo que não se possa alterar facilmente em caso de arrependimento.

Percebi muito cedo que a arte é em si um ato político. A escolha de um texto em detrimento de outro, esta ou aquela interpretação de uma mesma obra pressupõem um posicionamento.

Direitos humanos. As fronteiras e os limites em arte.                                                                                    Sei que me alonguei nesta introdução, porém a análise do filme passa por esta minha vivência. A identificação foi imediata com a personagem que se permitiu ser tatuado a fim de se libertar da opressão do homem que vivencia a situação excludente do refugiado.

Outro ponto de identificação foi a direção. Uma mulher assim como eu. Com todos os “contras” e os “corres” que frequentemente temos que enfrentar. Quando filmava meu primeiro filme, O SEGREDO DA GALERA, finalizado e ainda inédito, meu marido sofreu uma queda e fraturou o fêmur. Entre um “take” e outro tive que cuidar dele. A diretora tunisiana Kaouther Ben Hania demorou 10 anos para fazer o filme. Enfrenta problemas na sociedade tunisiana. Primeira mulher a concorrer como diretora ao Oscar de filme estrangeiro. Um tardio reconhecimento. A direção é requintada. Uma estética original e autoral. Enquadramentos perfeitos. Citarei quatro cenas emblemáticas. 1. A cena no trem onde o casal é separado dentro do quadro pela perspectiva da porta de divisória entre vagões. 2. O protagonista em cima de um muro comtemplando as suas costas tatuadas em um banner gigantesco na fachada do museu. Maravilhado em ver a enorme fila para assistir à exposição. 3. A cena quando o corpo do autor vai para “restauro” por conta de uma espinha nas costas é igualmente impressionante. 4. Por fim a cena em que ele SAM é leiloado. A reação da plateia quando o objeto após ser leiloado desce do palco resume a essência do filme.

Vender a pele e por extensão a “alma”. O próprio artista que tatua a obra nas costas do protagonista Sam refere-se a Mefistófeles. Lembrei-me do grande clássico da literatura FAUSTO de Goethe.

O que há de novo? Por que é tão instigante e por consequência incomodativo?

Ao contrário dos meus relatos pessoais e sobre Marina Abramovic da abertura, SAM não é modelo/artista. É um fugitivo. Um refugiado sírio. Mais do que nunca uma realidade presente nos noticiários atuais.

Não há como não se sensibilizar sobre os DIREITOS HUMANOS e refletir os limites éticos da arte. Uma pessoa totalmente vulnerável e enredada pelo mercado da arte. Foi descoberto pelo artista em uma situação vexatória. A humilhação foi o ponto de partida para a contratação. O corpo de um refugiado nas mãos de um renomado e bem-sucedido artista plástico, cuja obras valem uma fortuna. Todos os ambientes e mecanismos ligados as artes plásticas estão presentes no filme dando ainda mais veracidade ao roteiro: galerias, vernissagens, contratos, leilões, seguro.

Vale a pena ressaltar que a diretora teve a ideia de fazer este filme a partir de um caso real. Em 2011 um artista belga tatua a sua obra em um corpo.

O filme é surpreendente e por vezes me identifiquei com o ARTISTA ATIVISTA  do desenho tatuado. Ele tatuou um “visto” nas costas do refugiado. Deu até para vislumbrar uma “boa intenção” de “Mefisto”.

Ambos, artista e obra queriam romper fronteiras. Conseguem. O final instiga à polêmica. As vésperas de estrear meu primeiro filme O SEGREDO DA GALERA digo que tive “inveja” da diretora Kaouther Ben Hania que conseguiu fechar a sua obra no final. É preciso MUITA CORAGEM para fechar esta história. A minha alma foi lavada. Preciso acreditar e vislumbrar muitos finais atualmente: o fim desta guerra mundial promovida pelo vírus, o fim do retrocesso, o fim dos abusos contra a humanidade, o fim de governos perversos, o fim do capital ditando as regras para a arte, enfim, O. HOMEM. QUE VENDEU. SUA. PELE me ajudou com os seus inúmeros “PONTOS FINAIS” do cartaz a organizar alguns FINAIS em minha vida!

Em tempo: VÁ AO CINEMA. Me senti segura no CINE BELAS ARTES pois todos os protocolos foram seguidos! O elenco é excelente. Mesmo os atores coadjuvantes ou do elenco de apoio são excepcionais. Abaixo o nome do elenco principal: Yahya Mahayni, interpreta Sam Ali, o homem que vende a sua pele. Monica Bellucci atriz italiana interpreta Soraya. Dea Liane atriz francesa interpreta Abeer, o grande amor de Sam Ali, Koen De Bouw ator belga que interpreta a personagem Jeffrey, o artista plástico que faz a tatuagem.

 

Crys Fontana. Cinema: Produziu, atuou como atriz protagonista e assistente de direção em 13 longas metragens com a direção de Emilio Fontana dentre eles: Os Crimes da Rua Morgue, Contos de Natal, A Princesa e a Mendiga, O Ouro do Rio Mágico. joanadarc1920rouen.com O Processo.                                  Em 2018 dirige o seu 1º longa-metragem em roteiro cinematográfico de sua autoria: O Segredo da Galera filmado em 2018. Finalizado em 2020.  Aguarda reabertura dos cinemas para a estreia presencial em 2022.      Trailer “O SEGREDO DA GALERA” https://youtu.be/UdFiYG2quj0                                                                                                                          

Os citados filmes podem ser conferidos nos sites: www.cursoemiliofontana.com.br

www.joanadarc1920rouen.com

WhatsApp 011 9 9571 2652

#cinepetrabelasartes #CrysFontana #cinema #filme #ohomemquevendeusuapele #estreiacinema07.10.21 #oestadodesaopaulo #jornaloestado #diretoradecinemacrysfontana #criticoLuizCarlosMerten #LuizCarlosMerten #Pandora #AndreSturm

Nenhum comentário:

Postar um comentário