quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Não ao etarismo. É possível uma velhice feliz.

Velhice. Eu, Emilio Fontana no alto dos meus 91 anos não me canso de viver! Só os mortos deixam de envelhecer. Uma boa dica para envelhecer bem é NÃO desistir de fazer novos amigos. Não é verdade que amigos cabem em uma mão... São eles que me ajudam a manter as minhas lembranças passadas e dão conta de me lembrar AMOROSAMENTE de quem eu sou. Todos os domingos tenho uma lista de amigos e amigas para telefonar. Amizade precisa ser regada e alimentada. Precisamos de referências para envelhecer feliz. Ontem,  dia 19.01.22 ao telefone conversei longamente com o amigo de mocidade Dr. Hamilton Proto. Falamos do presente, mas ao relembrar as aventuras em nosso barco na Guarapiranga, as escaladas ao Pico do Jaraguá, viagens de bicicleta à Santos... foi uma risada só. O riso é vida! Dar risada faz bem para a alma! É preciso também acreditar no amor. Ter a coragem de viver uma grande paixão na velhice é outra dica. Preservar o encantamento do casamento e o SEXO na velhice também é fundamental! Não acumular bens, apenas o suficiente e que te permita autonomia. Colaborar com o social. Desenvolver a espiritualidade. TRABALHAR SEMPRE. Peço aos Deuses do teatro a dádiva de morrer em cena. Atuando presencialmente ou online e/ou amando intensamente a vida. Não permitir  que te façam de bobo ou que limitem a sua liberdade ou direito de ir e vir. A sua aposentadoria é "sagrada". Não permita que te endividem. Confie desconfiando. Velho não é bobo. Não é criança. Não substime a capacidade do idoso. Não fale no diminutivo com ele. Isso é etarismo. Tenha a coragem de denunciar abusos. Temos o direito de viver. Viver é sempre um risco. Só os mortos não correm riscos. IDOSOS NÃO SE ISOLEM. Protejam-se, mas não se isolem. O isolamento tem  gosto amargo de morte. Preciso uma vez ao mês sair e papear com o barbeiro, com a podóloga. JAMAIS FALO SOBRE DOENÇA. Não indico médico ou tratamento. Isso qualquer um acha no google. Busco o que não tem na NET. Um bom papo ao vivo. De preferência ao ar livre. Sentindo o vento na pele... NÃO TER EXPECTATIVA. Não ter dependência emocional com familiares. Não se martirizar se não receber atenção. O que vier e se vier que seja bom.  Sugerir encontros. Não perder contato com crianças e jovens. Ouvir novos rítmos. Conhecer novas músicas. Dançar diariamente. Exercitar-se diariamente. Caminhar. "Saber baixar a porta da lojinha". Ter horário para redes sociais. Ter horário para trabalhar. Priorizar um horário diário para dar muito beijo na boca. Ir ao teatro. O bom teatro tem a função de um templo.  Lutar por melhorias coletivas. Acessibilidade pública por exemplo. Centros de laser para idosos. Cobrar em reuniões de associação de bairro, CONSEG medidas de melhoria de vida. Valorizar o comércio do bairro. Parques. Podendo caminhe no entorno. Seja camarada com a vizinhança. Ter vizinhos amigos é muito bom! Tenha plantas e flores. Árvores frutíferas... mesmo que seja em vasos ou floreiras.  Os pássaros e as abelhas agradecem! Leia livros. Fique atento aos lançamentos. TOME SOL. Viaje. Conheça novos sabores. Descubra comidas novas. Não caia na rotina. Sofri muito quando criança. Aprendi desde cedo a ser sozinho. Quando preciso estar só, não fico ansioso. Não tenho medos. Atualmente tenho mobilidade reduzida. Tive que me reinventar e amar esta nova fase da vida. Procuro ser OTIMISTA. Todo o problema tem solução. Dr. Gustavo fez a diferença em minha qualidade de vida. Agradeço a oportunidade da escuta e o convite a reflexão! (Escrito a quatro mãos. Texto de Emilio Fontana Crys Fontana ) #velhice #etarismo #saudementalnavelhice #velhicefeliz #atoreavelhice #artistaeavelhice #emiliofontana


#crysfontana #amornavelhice #sexualidadenavelhice #oportunidadenavelhice #crysfontana #emiliofontana

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Família tóxica!!!

                                              O primeiro passo para bloquear essa dinâmica e curar as feridas deixadas por viver numa família tóxica é saber reconhecer se VOCÊ É VÍTIMA. Se você está nesta situação AFASTE-SE ou se não puder procure ajuda PSICOLÓGICA para que consiga colocar LIMITES.

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

ELEIÇÕES! SATED/SP vive um NOVO momento!

 


ELEIÇÕES! SATED/SP vive um NOVO momento!

Neste instante em que a classe artística de São Paulo é chamada a se manifestar é preciso que tomemos consciência de sua importância.

Vivemos décadas com um Sindicato omisso, com um grupo que se manteve no poder graças a Assembleias realizadas na quietude de quatro paredes. Com datas divulgadas sem muito alarde e convocações feitas com qualquer número, como reza o regimento. Quem se beneficiou? O fato é que, graças aos DEUSES DO TEATRO, surgiram NOVAS LIDERANÇAS e a corriola e seus cupinchas foram defenestrados.

Assume-se a partir de então, malgrados os tempos terríveis da pandemia, uma nova era do SATED/SP, que passou a fazer o seu papel, por exemplo socorrendo a classe teatral. Deste modo, afastando de vez os aproveitadores que viviam de benesses.

Sabemos que salvo a dramaturgia na TV e algumas exceções, a categoria tem sido empregadora de si mesma. No entanto, através do edital, do fomento, dos prêmios para produção, o “estado” vem exercendo o papel indireto de empregador; visto que estas iniciativas são acompanhadas de forte exigência burocrática, onde caberá ao SATED/SP intervir.

Desta forma evitará que por necessidade extrema da categoria, esta seja posta de joelhos diante de uma postura que muito exige e em troca de valores, às vezes, miseráveis.

E ainda o SATED/SP como uma instituição de fé pública, discutirá a política cultural de nossa cidade, de nosso estado e por que não da União, em benefício, afinal de nossa categoria!

Classe artística! TEMOS QUE ESTAR ATENTOS PORQUE SURGEM DO PASSADO, SOMBRIOS RESGATES DE PENSAMENTOS QUE TEM COMO OBJETIVO ESTRANGULAR A CULTURA/MANISFESTAÇÕES CULTURAIS DE NOSSA SOCIEDADE. Pensamentos estes de perfil autoritário, cruel, desumano, delator/DENUNCIADOR, controlando assim o ARTISTA, colocando-o a serviço de uma ditadura emergente, que visa um futuro de paz e harmonia com indígenas mortos por inanição, homossexuais em confortáveis salas de recuperação, artistas calados ou perseguidos ou que são obrigados a seguir a cartilha dominante. Aniquilar ou enfraquecer minorias. Enfim, atingir o bem maior da supremacia da raça branca e portadora, afinal do crânio dolicocéfalo.

Participe. Venha votar! A partir de agora podemos ver o retorno às urnas, de uma categoria que se mostrava apática, e que nesta importante eleição tem três chapas! SATED/SP vive um NOVO momento!  Podemos dizer, seja quem vencer será uma VITÓRIA, uma vitória da DEMOCRACIA. (15.11.21. Crys Fontana e Emilio Fontana)

sábado, 23 de outubro de 2021

 


2022. Cursos: Oratória. Comunicação. Teatro. Tv. Cinema.

http://www.cursoemiliofontana.com.br/cursos-de-teatro.html

Teatro, TV  e Cinema e Comunicação nas férias

1.FÉRIAS. SOS em Comunicação. RESGATE. Curso RÁPIDO ONLINE. Apresentação final presencial. Dias 08.01 a 06.02. Horário: 14hs às 16hs5 SÁBADOS e 1 domingo. Unidade Campo Belo. Profissionais especializados, executivos, advogados que desejam RAPIDAMENTE uma boa performance em uma apresentação. http://www.cursoemiliofontana.com.br/sos_2022.html#.YXSY6p7MIfM  

 

2.FÉRIAS Vivência teatral PRESENCIAL NAS FÉRIAS verão. Mitos Brasileiros

Vivência Teatral nas férias para a família. 4 AULAS. Turmas em Janeiro/Fevereiro e Julho. 08.01 à 29.01. 4 SÁBADOS. 11hs às 13hs. Turma MISTA: Adultos e INFANTOJUVENIL. 4 VIDEOAULAS ONLINE aos domingos. Horário: 11h00 às 13h00. Assessoria e devolutiva personalizada em todas as aulas. Não usamos plataformas. Trabalhamos com atividades escritas, em áudio e vídeo. Devolutiva durante todo o encontro pelo WHATSAPP. http://www.cursoemiliofontana.com.br/mitos_brasileiros2022.html#.YXSmG57MIfM

 

3. Diversões cênicas. Oficina ONLINE de atores nas FÉRIAS.

Experimentando “Ser o Outro”. 4 AULAS. Turmas em Janeiro/Fevereiro e Julho. TURMA MISTA. Adultos e INFANTOJUVENIL.

http://www.cursoemiliofontana.com.br/diversao_cenica2022.html#.YXT3Zp7MIfM

 

4. Curso de Interpretação para CÂMERA. TV e Cinema nas FÉRIAS. ONLINE. Turma mista. Adultos e crianças a partir de 9 anos alfabetizadas. 6 videoaulas. Turmas em Janeiro e Julho. Aulas 4ª, 5ª e 6ª feira a noite; 19h00 às 21h00. http://www.cursoemiliofontana.com.br/camera2022.html#.YXT5YJ7MIfM

 

ADVOGADOS, executivos e profissionais especializados.

5. Oratória Contemporânea. Curso ONLINE de Comunicação Vencendo os Obstáculos . 2 Apresentações presenciais. DOMINGOS. 11h00 às 13h00. Dois últimos encontros presenciais aos domingos. 13h30 às 15h30. Para quem deseja se expressar SEM bloqueios de forma clara, objetiva e personalizada. Oratória Contemporânea. Profissionais especializados, executivos, advogados. 4 MESES. Fevereiro a Maio. 12 aulas. 10 videoaulas online com orientação ao vivo dos mestres titulares no horário contratado e 2 apresentações PRESENCIAIS na UNIDADE CAMPO BELO http://www.cursoemiliofontana.com.br/oratoria_online.html#.YXSdEZ7MIfM

 

Para quem pretende seguir a carreira artística.

6. Curso Livre PRESENCIAL Básico INFANTOJUVENIL. Fontaninha/Kids de Interpretação em Teatro e TV. Crianças que desejam se preparar para serem atores/atrizes MIRINS. Ferramentas de atuação.11 MESES. FEVEREIRO a DEZEMBRO. 12h00 às 14h00. Aulas aos sábados. A partir de 8 anos. Aulas presenciais na UNIDADE BELA VISTA. Teatro Ruth Escobar.

http://www.cursoemiliofontana.com.br/livre_fontaninha2022.html#.YXSlF57MIfM  

 

7.CURSO LIVRE PRESENCIAL BÁSICO DE INTERPRETAÇÃO EM TEATRO E TV.
Montagem. Peça TEATRAL Mostra. Adultos. CURSO PRESENCIAL COM A DURAÇÃO DE 11 MESES. 8 MESES PRESENCIAL NA UNIDADE BELA VISTA. TEATRO RUTH ESCOBAR. AOS SÁBADOS PELA MANHÃ. 9h00 às 11h00. 3 MESES ONLINE. Autoconhecimento e Interpretação para câmera TV e CINEMA. http://www.cursoemiliofontana.com.br/basico2022.html#.YXT6fJ7MIfM

 

 

TEATRO PARA TÍMIDOS

8.Curso ONLINE Teatro INFANTO JUVENIL. Criança Cidadã para NÃO atores. Ideal para quem sente timidez e inibição. 6 MESES. FEVEREIRO a JULHO. Aulas online aos DOMINGOS. 11h00 ÀS 13h00. A partir de 8 anos alfabetizado. 22 videoaulas com a orientação ao vivo dos mestres titulares no horário contratado. Assessoria e devolutiva personalizada em todas as aulas. Não usamos plataformas. Devolutiva durante todo o encontro pelo WHATSAPP. http://www.cursoemiliofontana.com.br/crianca_cidada2022.html#.YXT4z57MIfM

 

9.Curso ONLINE Teatro para adultos DURAÇÃO 5 MESES. Março a Julho. 22 videoaulas aos domingos. 11h00 às 13h00. Autoconhecimento, ferramentas de atuação e contação de histórias.

http://www.cursoemiliofontana.com.br/online_adulto2022.html#.YXT7fp7MIfM

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

TRAILER filme de Crys Fontana. O SEGREDO DA GALERA

Vá ao Cine Petra Belas Artes! O. HOMEM. QUE VENDEU. SUA. PELE Estreia 07.10.21. Impressões e análise da atriz, diretora, roteirista e produtora de cinema Crys Fontana.

O cartaz do filme e os seus PONTOS FINAIS. Impressões e análise da atriz, diretora, roteirista e produtora de cinema Crys Fontana.






Indicado a TODOS os ARTISTAS. Os que vivem de arte ou os que vivem para a arte ou que necessitam da fruição da arte para viver. Idade recomendada a partir de 14 anos.

Crys Fontana esteve dia 05.10 no Cine Petra Belas Artes em sessão fechada com o apoio do jornal O Estado de São Paulo e conferiu a participação em conversa após a sessão do BRILHANTE jornalista e crítico Luiz Carlos Merten.

Introdução. Crys Fontana e o seu corpo como objeto artístico:

O filme possibilita infinitas possiblidade de leitura. Tomei a liberdade de analisar o filme pelo ponto de vista da atriz, que tem a sua imagem e voz como matéria artística.

Em início de carreira fui modelo vivo de joias em um museu no Japão. Ao invés de vitrines as joias foram expostas nos corpos das modelos. As minhas mãos não foram aprovadas. As joias foram expostas em meu colo e orelhas. Confesso que foi a sensação mais amedrontadora que senti. Ficava dentro de um praticável onde apenas o colo e o rosto ficavam expostos por quatro horas. A luz muito forte sobre mim e as vozes incompreensíveis dos frequentadores da exposição ao meu redor causaram uma sensação assustadora.

Esta vivência da “coisificação” de meu corpo, foi determinante para que eu aguçasse o discernimento nas escolhas que faria como atriz e modelo. Na década de 80, quando estudava na EAD/ECA/USP conheci o trabalho da artista plástica sérvia Marina Abramovic e as suas performances viscerais usando o seu corpo como obra exposta em Bienais pelo mundo. Em uma performance o foco estava na reação do público e a coisificação de seu próprio corpo. Aos 28 anos, em 1974 fez uma exposição de seu corpo e em uma mesa à disposição do público alguns objetos: fruta, penas, flores, geleia, bebida e também tesouras, correntes, faca, pregos e até uma arma. A intensão dela não era morrer, mas levar as últimas consequências os limites de seu corpo físico e mental.  Foram seis horas exposta ao público seminua. Ao final ela se levanta sangrando e começa a caminhar em direção a plateia que correu dela. Marina concluiu que enquanto era um objeto a plateia não via problemas éticos em agredi-la. Porém ao se levantar e aos olhos de todos novamente se transformar em ser humano que sangrava esse comportamento era inaceitável. Diante deste confronto só restava ao público fugir. Em 2015 pude conhecê-la pessoalmente, participei de Workshop promovido pelo SESC.

Atualmente trabalho com orientação de jovens atores que pretendem ingressar na carreira de ator/atriz. Além das aulas do curso livre de interpretação realizo palestras sobre a imagem nas redes sociais e do “estigma” que este ou aquele trabalho possa macular ou até mesmo acrescentar positivamente naquele profissional. Oriento sobre o corpo do ator/atriz que deve ser o mais limpo de informações para que assim possa desempenhar esta ou aquela personagem, independente da época. E que se tenha atenção com procedimentos estéticos, tatuagens, piercing, algo que não se possa alterar facilmente em caso de arrependimento.

Percebi muito cedo que a arte é em si um ato político. A escolha de um texto em detrimento de outro, esta ou aquela interpretação de uma mesma obra pressupõem um posicionamento.

Direitos humanos. As fronteiras e os limites em arte.                                                                                    Sei que me alonguei nesta introdução, porém a análise do filme passa por esta minha vivência. A identificação foi imediata com a personagem que se permitiu ser tatuado a fim de se libertar da opressão do homem que vivencia a situação excludente do refugiado.

Outro ponto de identificação foi a direção. Uma mulher assim como eu. Com todos os “contras” e os “corres” que frequentemente temos que enfrentar. Quando filmava meu primeiro filme, O SEGREDO DA GALERA, finalizado e ainda inédito, meu marido sofreu uma queda e fraturou o fêmur. Entre um “take” e outro tive que cuidar dele. A diretora tunisiana Kaouther Ben Hania demorou 10 anos para fazer o filme. Enfrenta problemas na sociedade tunisiana. Primeira mulher a concorrer como diretora ao Oscar de filme estrangeiro. Um tardio reconhecimento. A direção é requintada. Uma estética original e autoral. Enquadramentos perfeitos. Citarei quatro cenas emblemáticas. 1. A cena no trem onde o casal é separado dentro do quadro pela perspectiva da porta de divisória entre vagões. 2. O protagonista em cima de um muro comtemplando as suas costas tatuadas em um banner gigantesco na fachada do museu. Maravilhado em ver a enorme fila para assistir à exposição. 3. A cena quando o corpo do autor vai para “restauro” por conta de uma espinha nas costas é igualmente impressionante. 4. Por fim a cena em que ele SAM é leiloado. A reação da plateia quando o objeto após ser leiloado desce do palco resume a essência do filme.

Vender a pele e por extensão a “alma”. O próprio artista que tatua a obra nas costas do protagonista Sam refere-se a Mefistófeles. Lembrei-me do grande clássico da literatura FAUSTO de Goethe.

O que há de novo? Por que é tão instigante e por consequência incomodativo?

Ao contrário dos meus relatos pessoais e sobre Marina Abramovic da abertura, SAM não é modelo/artista. É um fugitivo. Um refugiado sírio. Mais do que nunca uma realidade presente nos noticiários atuais.

Não há como não se sensibilizar sobre os DIREITOS HUMANOS e refletir os limites éticos da arte. Uma pessoa totalmente vulnerável e enredada pelo mercado da arte. Foi descoberto pelo artista em uma situação vexatória. A humilhação foi o ponto de partida para a contratação. O corpo de um refugiado nas mãos de um renomado e bem-sucedido artista plástico, cuja obras valem uma fortuna. Todos os ambientes e mecanismos ligados as artes plásticas estão presentes no filme dando ainda mais veracidade ao roteiro: galerias, vernissagens, contratos, leilões, seguro.

Vale a pena ressaltar que a diretora teve a ideia de fazer este filme a partir de um caso real. Em 2011 um artista belga tatua a sua obra em um corpo.

O filme é surpreendente e por vezes me identifiquei com o ARTISTA ATIVISTA  do desenho tatuado. Ele tatuou um “visto” nas costas do refugiado. Deu até para vislumbrar uma “boa intenção” de “Mefisto”.

Ambos, artista e obra queriam romper fronteiras. Conseguem. O final instiga à polêmica. As vésperas de estrear meu primeiro filme O SEGREDO DA GALERA digo que tive “inveja” da diretora Kaouther Ben Hania que conseguiu fechar a sua obra no final. É preciso MUITA CORAGEM para fechar esta história. A minha alma foi lavada. Preciso acreditar e vislumbrar muitos finais atualmente: o fim desta guerra mundial promovida pelo vírus, o fim do retrocesso, o fim dos abusos contra a humanidade, o fim de governos perversos, o fim do capital ditando as regras para a arte, enfim, O. HOMEM. QUE VENDEU. SUA. PELE me ajudou com os seus inúmeros “PONTOS FINAIS” do cartaz a organizar alguns FINAIS em minha vida!

Em tempo: VÁ AO CINEMA. Me senti segura no CINE BELAS ARTES pois todos os protocolos foram seguidos! O elenco é excelente. Mesmo os atores coadjuvantes ou do elenco de apoio são excepcionais. Abaixo o nome do elenco principal: Yahya Mahayni, interpreta Sam Ali, o homem que vende a sua pele. Monica Bellucci atriz italiana interpreta Soraya. Dea Liane atriz francesa interpreta Abeer, o grande amor de Sam Ali, Koen De Bouw ator belga que interpreta a personagem Jeffrey, o artista plástico que faz a tatuagem.

 

Crys Fontana. Cinema: Produziu, atuou como atriz protagonista e assistente de direção em 13 longas metragens com a direção de Emilio Fontana dentre eles: Os Crimes da Rua Morgue, Contos de Natal, A Princesa e a Mendiga, O Ouro do Rio Mágico. joanadarc1920rouen.com O Processo.                                  Em 2018 dirige o seu 1º longa-metragem em roteiro cinematográfico de sua autoria: O Segredo da Galera filmado em 2018. Finalizado em 2020.  Aguarda reabertura dos cinemas para a estreia presencial em 2022.      Trailer “O SEGREDO DA GALERA” https://youtu.be/UdFiYG2quj0                                                                                                                          

Os citados filmes podem ser conferidos nos sites: www.cursoemiliofontana.com.br

www.joanadarc1920rouen.com

WhatsApp 011 9 9571 2652

#cinepetrabelasartes #CrysFontana #cinema #filme #ohomemquevendeusuapele #estreiacinema07.10.21 #oestadodesaopaulo #jornaloestado #diretoradecinemacrysfontana #criticoLuizCarlosMerten #LuizCarlosMerten #Pandora #AndreSturm

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Colação Virtual - 04/10/2021 - 19h

Hoje 2ª FEIRA DIA 04 DE OUTUBRO de 2021 é dia de festa! A nossa sobrinha Natália Fischer está se formando em NUTRIÇÃO! COLAÇÃO ONLINE DE NATÁLIA FISCHER

 

Natália querida os seus esforços foram recompensados!  

Estamos radiantes com a sua conquista!

Você é Linda, talentosa, meiga, dedicada e MUITO ESTUDIOSA! Com certeza que irá desempenhar com muito êxito esta carreira que se inicia.

 

Temos a CERTEZA, que o maior patrimônio é o ESTUDO. Podemos perder bens materiais, mas este bem precioso, o ESTUDO ninguém nos tira!

Neste momento de celebração agradecemos a todos os que colaboraram diretamente ou indiretamente para que esta colação fosse possível. Parabéns à Natália AMADA e felicitações à vovó Shirley que esteve ao seu lado em todos os momentos.

 

Pós pandemia. Embora seja uma época difícil para a humanidade, NÃO desanime e continue investindo em sua formação. Esteja preparada para quando a oportunidade chegar!

 

Pode contar com o apoio de todos que te amam.

Esta nova etapa que se inicia exige uma continuidade de esforços de TODOS para que tenha a sua sonhada e merecida colocação no mercado.

 

Abaixo o link da COLAÇÃO ONLINE logo mais as 19h00 no YOUTUBE. https://youtu.be/MkGDBUL-Z8I

Grande abraço repleto de amor e admiração.                                            Tia Crys e Tio Emilio