Duração: 4 meses. 10/03/2018 a
30/06/2018
Aulas aos sábados. Horário: 14h00 às 16h00.
Idade mínima 7 completos a 12 anos
ALFABETIZADOS.
Público Alvo: Para crianças INICIANTES que gostariam ou precisam exercitar a
comunicação presencial em convívio saudável e descontraído em equipe. Teatro
para NÃO atores.
Justificativa: Todos os anos muitos pais nos procuram para inscrever crianças que
precisam: desenvolver a comunicação, perder a timidez, aliviar as tensões,
melhorar o relacionamento em trabalho em equipe e melhora no rendimento
escolar, auto aceitação, resiliência para lidar com “bulling”, adquirir
técnicas de memorização, exercitar a atenção e foco nas atividades, saber ouvir
e saber falar, exercitar relacionamentos presenciais saudáveis, colaborar em
casa e na sociedade, melhorar a expressão vocal, postura e expressão corporal.
IMPORTANTE: Treino de redação e exposição das ideias!
Pensando nestas solicitações Crys Fontana, atriz formada
pela EAD/ECA/USP, bacharel e licenciada em LETRAS e pós-graduada em Teatro
Educação desenvolveu Curso de Teatro para a Vida que tem como objetivo utilizar
o teatro para desenvolver NÃO atores.
Objetivo do Curso: O excesso de estímulos eletrônicos gera muitas vezes
crianças/jovens ansiosos. O teatro vem preencher com sua força criativa esta
lacuna e colaborará para um desenvolvimento saudável. Criaremos um ambiente sem
estímulos tecnológicos onde a criança utilizará mecanismos de sua própria
expressão para se comunicar.
A infância/juventude contemporânea está
vivenciando mudanças significativas. Todo o conceito de comunicação que o
adulto atual presenciou em décadas anteriores foi totalmente modificado. Não
sabemos, no entanto, as consequências futuras destas alterações nas
crianças/jovens de hoje. Não raro encontramos crianças/jovens solitários,
intelectualizados e que não sabem brincar ou utilizar o potencial
espontâneo/criativo ou possuem dificuldade para se relacionar.
O que se pretende após o curso: Colaborar para aflorar uma criança mais saudável, serena e
autoconfiante. Um indivíduo que saiba ouvir e expor as suas ideias através do
exercício democrático da “criança cidadã”que reflete sobre a importância de ser
cooperativa em casa, na escola, na sociedade construindo assim bases sólidas
para um adulto ético ciente dos seus direitos e deveres.
Conteúdo programático:
1) Eu: : a criança-indivíduo. Auto aceitação.
2) Ele: o outro e suas diferenças. Tolerância.
3) Nós: vida social. Direitos e deveres. Treino de leitura.
Simulação dos textos lidos. Técnicas de relaxamento autógeno.
4) Lugar: a criança em casa, na escola, na sociedade. Treino de
leitura. Simulação.
5) Ações: Atitudes da CRIANÇA CIDADÃ colaboradora. Treino de
leitura. Simulação.
6) Voz: criatividade vocal. Leitura e simulação de relatos de
crianças reais que colaboram pela qualidade de vida da sociedade.
7) Corpo: expressão corporal. Leitura e simulação de relatos de
crianças reais que colaboram pela qualidade de vida da sociedade.
8) Emoção: como não ser indiferente a dor do outro. A utilização
didática da poesia. Construção de um texto coletivo sobre a CRIANÇA CIDADÃ.
9) Meio ambiente e consumo: Meio ambiente e consumo: reflexão
sobre o consumo e suas consequências no meio ambiente. Construção de um texto
coletivo sobre a CRIANÇA CIDADÃ
10) Qualidade de vida em um mundo melhor para todos: execução dos
textos desenvolvidos. A construção da máscara simbólica.
MÁSCARA E A ORIGEM RITUAL. PERSONA = MÁSCARA. MÁSCARA no contexto
FAMILIAR (FILHO/FILHA).
MÁSCARA no contexto escolar. Ser o outro, a personagem. Como se imaginar sendo
o “outro”. Iniciação a interpretação como compreenção da realidade social. Quem
é a personagem (o outro)? Onde “o outro” se encontra? O que “o outro”
está fazendo? Exercício de textos didáticos e apresentação.