terça-feira, 30 de novembro de 2021
Família tóxica!!!
segunda-feira, 15 de novembro de 2021
ELEIÇÕES! SATED/SP vive um NOVO momento!
ELEIÇÕES! SATED/SP vive um NOVO momento!
Neste
instante em que a classe artística de São Paulo é chamada a se manifestar é
preciso que tomemos consciência de sua importância.
Vivemos
décadas com um Sindicato omisso, com um grupo que se manteve no poder graças a
Assembleias realizadas na quietude de quatro paredes. Com datas divulgadas sem
muito alarde e convocações feitas com qualquer número, como reza o regimento.
Quem se beneficiou? O fato é que, graças aos DEUSES DO TEATRO, surgiram NOVAS
LIDERANÇAS e a corriola e seus cupinchas foram defenestrados.
Assume-se a
partir de então, malgrados os tempos terríveis da pandemia, uma nova era do
SATED/SP, que passou a fazer o seu papel, por exemplo socorrendo a classe
teatral. Deste modo, afastando de vez os aproveitadores que viviam de benesses.
Sabemos que
salvo a dramaturgia na TV e algumas exceções, a categoria tem sido empregadora
de si mesma. No entanto, através do edital, do fomento, dos prêmios para
produção, o “estado” vem exercendo o papel indireto de empregador; visto que
estas iniciativas são acompanhadas de forte exigência burocrática, onde caberá
ao SATED/SP intervir.
Desta forma
evitará que por necessidade extrema da categoria, esta seja posta de joelhos
diante de uma postura que muito exige e em troca de valores, às vezes,
miseráveis.
E ainda o
SATED/SP como uma instituição de fé pública, discutirá a política cultural de
nossa cidade, de nosso estado e por que não da União, em benefício, afinal de
nossa categoria!
Classe
artística! TEMOS QUE ESTAR ATENTOS PORQUE SURGEM DO PASSADO, SOMBRIOS RESGATES
DE PENSAMENTOS QUE TEM COMO OBJETIVO ESTRANGULAR A CULTURA/MANISFESTAÇÕES
CULTURAIS DE NOSSA SOCIEDADE. Pensamentos estes de perfil autoritário, cruel,
desumano, delator/DENUNCIADOR, controlando assim o ARTISTA, colocando-o a
serviço de uma ditadura emergente, que visa um futuro de paz e harmonia com
indígenas mortos por inanição, homossexuais em confortáveis salas de
recuperação, artistas calados ou perseguidos ou que são obrigados a seguir a
cartilha dominante. Aniquilar ou enfraquecer minorias. Enfim, atingir o bem
maior da supremacia da raça branca e portadora, afinal do crânio dolicocéfalo.
Participe.
Venha votar! A partir de agora podemos ver o retorno às urnas, de uma categoria
que se mostrava apática, e que nesta importante eleição tem três chapas! SATED/SP
vive um NOVO momento! Podemos dizer,
seja quem vencer será uma VITÓRIA, uma vitória da DEMOCRACIA. (15.11.21. Crys
Fontana e Emilio Fontana)
sábado, 23 de outubro de 2021
2022. Cursos:
Oratória. Comunicação. Teatro. Tv. Cinema.
http://www.cursoemiliofontana.com.br/cursos-de-teatro.html
Teatro,
TV e Cinema e Comunicação nas férias
1.FÉRIAS. SOS em
Comunicação. RESGATE. Curso RÁPIDO ONLINE. Apresentação final presencial. Dias 08.01 a 06.02. Horário: 14hs às 16hs5
SÁBADOS e 1 domingo. Unidade Campo Belo. Profissionais especializados,
executivos, advogados que desejam RAPIDAMENTE uma boa performance em uma
apresentação. http://www.cursoemiliofontana.com.br/sos_2022.html#.YXSY6p7MIfM
2.FÉRIAS Vivência teatral
PRESENCIAL NAS FÉRIAS verão. Mitos Brasileiros
Vivência Teatral nas férias para a
família. 4 AULAS. Turmas em Janeiro/Fevereiro e Julho. 08.01 à 29.01. 4 SÁBADOS.
11hs às 13hs. Turma MISTA: Adultos e INFANTOJUVENIL. 4 VIDEOAULAS ONLINE aos domingos. Horário: 11h00 às 13h00.
Assessoria e devolutiva personalizada em todas as aulas. Não usamos
plataformas. Trabalhamos com atividades escritas, em áudio e vídeo. Devolutiva
durante todo o encontro pelo WHATSAPP. http://www.cursoemiliofontana.com.br/mitos_brasileiros2022.html#.YXSmG57MIfM
3. Diversões cênicas.
Oficina ONLINE de atores nas FÉRIAS.
Experimentando “Ser o Outro”. 4 AULAS. Turmas em
Janeiro/Fevereiro e Julho. TURMA MISTA. Adultos e INFANTOJUVENIL.
http://www.cursoemiliofontana.com.br/diversao_cenica2022.html#.YXT3Zp7MIfM
4.
Curso de Interpretação para CÂMERA. TV e Cinema nas
FÉRIAS. ONLINE. Turma mista. Adultos e crianças
a partir de 9 anos alfabetizadas. 6 videoaulas. Turmas em Janeiro e Julho.
Aulas 4ª, 5ª e 6ª feira a noite; 19h00 às 21h00. http://www.cursoemiliofontana.com.br/camera2022.html#.YXT5YJ7MIfM
ADVOGADOS,
executivos e profissionais especializados.
5. Oratória Contemporânea.
Curso ONLINE de Comunicação Vencendo os Obstáculos . 2 Apresentações presenciais. DOMINGOS. 11h00 às 13h00. Dois últimos encontros presenciais
aos domingos. 13h30 às 15h30. Para quem
deseja se expressar SEM bloqueios de forma clara, objetiva e personalizada.
Oratória Contemporânea. Profissionais especializados, executivos, advogados. 4
MESES. Fevereiro a Maio. 12 aulas. 10 videoaulas online com orientação ao vivo
dos mestres titulares no horário contratado e 2 apresentações PRESENCIAIS na
UNIDADE CAMPO BELO http://www.cursoemiliofontana.com.br/oratoria_online.html#.YXSdEZ7MIfM
Para
quem pretende seguir a carreira artística.
6. Curso Livre PRESENCIAL
Básico INFANTOJUVENIL. Fontaninha/Kids de Interpretação em Teatro e TV. Crianças que desejam se preparar para
serem atores/atrizes MIRINS. Ferramentas de atuação.11 MESES. FEVEREIRO a
DEZEMBRO. 12h00 às 14h00. Aulas aos sábados. A partir de 8 anos. Aulas
presenciais na UNIDADE BELA VISTA. Teatro Ruth Escobar.
http://www.cursoemiliofontana.com.br/livre_fontaninha2022.html#.YXSlF57MIfM
7.CURSO LIVRE PRESENCIAL
BÁSICO DE INTERPRETAÇÃO EM TEATRO E TV.
Montagem. Peça TEATRAL Mostra. Adultos. CURSO PRESENCIAL COM A DURAÇÃO DE 11 MESES. 8 MESES PRESENCIAL NA
UNIDADE BELA VISTA. TEATRO RUTH ESCOBAR. AOS SÁBADOS PELA MANHÃ. 9h00 às 11h00.
3 MESES ONLINE. Autoconhecimento e Interpretação para câmera TV e CINEMA. http://www.cursoemiliofontana.com.br/basico2022.html#.YXT6fJ7MIfM
TEATRO PARA TÍMIDOS
8.Curso ONLINE Teatro
INFANTO JUVENIL. Criança Cidadã para NÃO atores. Ideal para quem sente timidez e inibição. 6 MESES. FEVEREIRO a JULHO.
Aulas online aos DOMINGOS. 11h00 ÀS 13h00. A partir de 8 anos alfabetizado. 22
videoaulas com a orientação ao vivo dos mestres titulares no horário
contratado. Assessoria e devolutiva personalizada em todas as aulas. Não usamos
plataformas. Devolutiva durante todo o encontro pelo WHATSAPP. http://www.cursoemiliofontana.com.br/crianca_cidada2022.html#.YXT4z57MIfM
9.Curso ONLINE Teatro para
adultos DURAÇÃO 5 MESES. Março a Julho. 22 videoaulas aos domingos. 11h00 às
13h00. Autoconhecimento, ferramentas de atuação e contação de histórias.
http://www.cursoemiliofontana.com.br/online_adulto2022.html#.YXT7fp7MIfM
quarta-feira, 6 de outubro de 2021
Vá ao Cine Petra Belas Artes! O. HOMEM. QUE VENDEU. SUA. PELE Estreia 07.10.21. Impressões e análise da atriz, diretora, roteirista e produtora de cinema Crys Fontana.
O cartaz do filme e os seus PONTOS FINAIS. Impressões e análise da atriz, diretora, roteirista e produtora de cinema Crys Fontana.
Indicado a TODOS os ARTISTAS. Os que vivem de arte ou os que vivem para a arte ou que necessitam da fruição da arte para viver. Idade recomendada a partir de 14 anos.
Crys Fontana esteve dia 05.10 no Cine Petra Belas Artes
em sessão fechada com o apoio do jornal O Estado de São Paulo e conferiu a participação
em conversa após a sessão do BRILHANTE jornalista e crítico Luiz Carlos Merten.
Introdução. Crys Fontana e o seu corpo
como objeto artístico:
O filme possibilita infinitas possiblidade de
leitura. Tomei a liberdade de analisar o filme pelo ponto de vista da atriz,
que tem a sua imagem e voz como matéria artística.
Em início de carreira fui modelo vivo de
joias em um museu no Japão. Ao invés de vitrines as joias foram expostas nos
corpos das modelos. As minhas mãos não foram aprovadas. As joias foram expostas
em meu colo e orelhas. Confesso que foi a sensação mais amedrontadora que
senti. Ficava dentro de um praticável onde apenas o colo e o rosto ficavam
expostos por quatro horas. A luz muito forte sobre mim e as vozes
incompreensíveis dos frequentadores da exposição ao meu redor causaram uma
sensação assustadora.
Esta vivência da “coisificação” de meu corpo,
foi determinante para que eu aguçasse o discernimento nas escolhas que faria
como atriz e modelo. Na década de 80, quando estudava na EAD/ECA/USP conheci o
trabalho da artista plástica sérvia Marina Abramovic e as suas performances
viscerais usando o seu corpo como obra exposta em Bienais pelo mundo. Em uma
performance o foco estava na reação do público e a coisificação de seu próprio
corpo. Aos 28 anos, em 1974 fez uma exposição de seu corpo e em uma mesa à
disposição do público alguns objetos: fruta, penas, flores, geleia, bebida e
também tesouras, correntes, faca, pregos e até uma arma. A intensão dela não
era morrer, mas levar as últimas consequências os limites de seu corpo físico e
mental. Foram seis horas exposta ao
público seminua. Ao final ela se levanta sangrando e começa a caminhar em
direção a plateia que correu dela. Marina concluiu que enquanto era um objeto a
plateia não via problemas éticos em agredi-la. Porém ao se levantar e aos olhos
de todos novamente se transformar em ser humano que sangrava esse comportamento
era inaceitável. Diante deste confronto só restava ao público fugir. Em 2015
pude conhecê-la pessoalmente, participei de Workshop promovido pelo SESC.
Atualmente trabalho com orientação de jovens
atores que pretendem ingressar na carreira de ator/atriz. Além das aulas do
curso livre de interpretação realizo palestras sobre a imagem nas redes sociais
e do “estigma” que este ou aquele trabalho possa macular ou até mesmo acrescentar
positivamente naquele profissional. Oriento sobre o corpo do ator/atriz que
deve ser o mais limpo de informações para que assim possa desempenhar esta ou
aquela personagem, independente da época. E que se tenha atenção com
procedimentos estéticos, tatuagens, piercing, algo que não se possa alterar
facilmente em caso de arrependimento.
Percebi muito cedo que a arte é em si um ato
político. A escolha de um texto em detrimento de outro, esta ou aquela
interpretação de uma mesma obra pressupõem um posicionamento.
Direitos humanos. As fronteiras e os limites em arte. Sei que me alonguei nesta introdução, porém a análise do filme
passa por esta minha vivência. A identificação foi imediata com a personagem
que se permitiu ser tatuado a fim de se libertar da opressão do homem que
vivencia a situação excludente do refugiado.
Outro ponto de identificação foi a direção.
Uma mulher assim como eu. Com todos os “contras” e os “corres” que
frequentemente temos que enfrentar. Quando filmava meu primeiro filme, O SEGREDO
DA GALERA, finalizado e ainda inédito, meu marido sofreu uma queda e fraturou o
fêmur. Entre um “take” e outro tive que cuidar dele. A diretora tunisiana Kaouther Ben Hania demorou 10 anos para fazer o filme. Enfrenta problemas na
sociedade tunisiana. Primeira mulher a concorrer como diretora ao Oscar de
filme estrangeiro. Um tardio reconhecimento. A direção é requintada. Uma
estética original e autoral. Enquadramentos perfeitos. Citarei quatro cenas
emblemáticas. 1. A cena no trem onde o casal é separado dentro do quadro pela
perspectiva da porta de divisória entre vagões. 2. O protagonista em cima de um
muro comtemplando as suas costas tatuadas em um banner gigantesco na fachada do
museu. Maravilhado em ver a enorme fila para assistir à exposição. 3. A cena quando
o corpo do autor vai para “restauro” por conta de uma espinha nas costas é
igualmente impressionante. 4. Por fim a cena em que ele SAM é leiloado. A
reação da plateia quando o objeto após ser leiloado desce do palco resume a
essência do filme.
Vender a pele e por extensão a “alma”. O
próprio artista que tatua a obra nas costas do protagonista Sam refere-se a
Mefistófeles. Lembrei-me do grande clássico da literatura FAUSTO de Goethe.
O que há de novo? Por que é tão instigante e por consequência
incomodativo?
Ao contrário dos meus relatos pessoais e
sobre Marina Abramovic da abertura, SAM não é modelo/artista. É um fugitivo. Um
refugiado sírio. Mais do que nunca uma realidade presente nos noticiários
atuais.
Não há como não se sensibilizar sobre os
DIREITOS HUMANOS e refletir os limites éticos da arte. Uma pessoa totalmente
vulnerável e enredada pelo mercado da arte. Foi descoberto pelo artista em uma
situação vexatória. A humilhação foi o ponto de partida para a contratação. O
corpo de um refugiado nas mãos de um renomado e bem-sucedido artista plástico,
cuja obras valem uma fortuna. Todos os ambientes e mecanismos ligados as artes
plásticas estão presentes no filme dando ainda mais veracidade ao roteiro:
galerias, vernissagens, contratos, leilões, seguro.
Vale a pena ressaltar que a diretora teve a
ideia de fazer este filme a partir de um caso real. Em 2011 um artista belga
tatua a sua obra em um corpo.
O filme é surpreendente e por vezes me
identifiquei com o ARTISTA ATIVISTA do
desenho tatuado. Ele tatuou um “visto” nas costas do refugiado. Deu até para
vislumbrar uma “boa intenção” de “Mefisto”.
Ambos, artista e obra queriam romper
fronteiras. Conseguem. O final instiga à polêmica. As vésperas de estrear meu
primeiro filme O SEGREDO DA GALERA digo que tive “inveja” da diretora Kaouther Ben Hania que conseguiu fechar a sua obra no final. É preciso MUITA
CORAGEM para fechar esta história. A minha alma foi lavada. Preciso acreditar e
vislumbrar muitos finais atualmente: o fim desta guerra mundial promovida pelo
vírus, o fim do retrocesso, o fim dos abusos contra a humanidade, o fim de
governos perversos, o fim do capital ditando as regras para a arte, enfim, O.
HOMEM. QUE VENDEU. SUA. PELE me ajudou com os seus inúmeros “PONTOS FINAIS” do
cartaz a organizar alguns FINAIS em minha vida!
Em
tempo: VÁ AO CINEMA. Me senti segura no CINE BELAS
ARTES pois todos os protocolos foram seguidos! O elenco é excelente. Mesmo os
atores coadjuvantes ou do elenco de apoio são excepcionais. Abaixo o nome do
elenco principal: Yahya Mahayni, interpreta
Sam Ali, o homem que vende a sua pele. Monica Bellucci atriz italiana interpreta
Soraya. Dea
Liane atriz francesa interpreta Abeer, o grande amor de Sam
Ali, Koen De Bouw ator belga que interpreta a personagem Jeffrey, o artista
plástico que faz a tatuagem.
Crys Fontana. Cinema:
Produziu, atuou como atriz protagonista e assistente de direção em 13 longas
metragens com a direção de Emilio Fontana dentre eles: Os Crimes da Rua
Morgue, Contos de Natal, A Princesa e a Mendiga, O Ouro do Rio Mágico. joanadarc1920rouen.com O Processo. Em 2018 dirige o seu 1º
longa-metragem em roteiro cinematográfico de sua autoria: O Segredo da
Galera filmado em 2018. Finalizado em 2020.
Aguarda reabertura dos cinemas para a estreia presencial em 2022. Trailer “O SEGREDO DA
GALERA”
https://youtu.be/UdFiYG2quj0
Os citados filmes podem ser
conferidos nos sites: www.cursoemiliofontana.com.br
WhatsApp 011 9 9571 2652
#cinepetrabelasartes
#CrysFontana #cinema #filme #ohomemquevendeusuapele #estreiacinema07.10.21
#oestadodesaopaulo #jornaloestado #diretoradecinemacrysfontana
#criticoLuizCarlosMerten #LuizCarlosMerten #Pandora #AndreSturm
segunda-feira, 4 de outubro de 2021
Colação Virtual - 04/10/2021 - 19h
Hoje 2ª FEIRA DIA 04 DE OUTUBRO de 2021 é dia de
festa! A nossa sobrinha Natália Fischer está se formando em NUTRIÇÃO!
COLAÇÃO ONLINE DE NATÁLIA FISCHER
Natália querida os seus esforços foram
recompensados!
Estamos radiantes com a sua conquista!
Você é Linda, talentosa, meiga, dedicada e MUITO
ESTUDIOSA! Com certeza que irá desempenhar com muito êxito esta carreira que se
inicia.
Temos a CERTEZA, que o maior patrimônio é o ESTUDO.
Podemos perder bens materiais, mas este bem precioso, o ESTUDO ninguém nos
tira!
Neste momento de celebração agradecemos a todos os
que colaboraram diretamente ou indiretamente para que esta colação fosse
possível. Parabéns à Natália AMADA e felicitações à vovó Shirley que esteve ao
seu lado em todos os momentos.
Pós pandemia. Embora seja uma época difícil para a
humanidade, NÃO desanime e continue investindo em sua formação. Esteja
preparada para quando a oportunidade chegar!
Pode contar com o apoio de todos que te amam.
Esta nova etapa que se inicia exige uma
continuidade de esforços de TODOS para que tenha a sua sonhada e merecida
colocação no mercado.
Abaixo o link da COLAÇÃO ONLINE logo mais as 19h00
no YOUTUBE. https://youtu.be/MkGDBUL-Z8I
Grande abraço repleto de amor e admiração. Tia Crys e Tio Emilio