terça-feira, 28 de abril de 2015

ABU! O rei do mundo do espetáculo.


ABU! REI DO MUNDO DO ESPETÁCULO

Foi atuante em todas as áreas das artes cênicas com brilho invulgar. Isso todo o mundo sabe. O que eu sei que sua personalidade marcou um ser humano superior.

Com imperdoável estilo escatológico, com frases duras, grossas, malditas, escondia secretamente um homem doce, carinhoso, porém, pronto a te enfiar no bolso, discretamente, um profundo gesto de afeto. Quando a gente se cruzava saiam farpas, brincadeiras, mas ficaram alguns ecos em minha memória:

“Fontana quando você vai me chamar para uma peça?”

“Quando vamos trabalhar juntos?”

“Me convida para dar aula no seu curso”

“Fontana, meu amor, eu te amo!”

(acabava tudo em gargalhada)

Mas um dia, “maktub”! A coisa aconteceu...

Estava com o projeto de realizar um longa sobre o processo de Joana D’Arc. Veio o nome do Abu. Mas... junto uma dúvida, aquilo tudo que ele me dizia eram frases dele ou da personagem? Aceitaria ser um dos juízes de Joana tendo Juca de Oliveira como Cauchon? E as condições pobres da produção? Sim eram frases dele... aceitou sem relutar o convite. No dia da gravação entrou no estúdio precisando de ajuda, porém soberano, sabendo muito bem da sua majestade, mas distribuindo escatologia a mãos cheias. Mas no momento de gravar se assistiu o brotar do gênio. O estúdio entrou em estado de choque.

 Como homem de teatro e cinema posso dizer que pude viver esse privilégio de ter podido retratar o trabalho de um grande artista, um artista inigualável. Um ser humano raro.

“Ói Abu, sei que você vai estar bem, afinal de contas,  te esperam nada menos do que 75 virgens”.

Trailer do filme JOANADARC1920ROUEN.COM: https://vimeo.com/71913929

Emilio Fontana Postado em 28.04.2015

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário