terça-feira, 28 de abril de 2015

Adeus ao Abu "o velho triste"


Abu, o velho triste. “Hoje ninguém mais se fere de morte. A queda no comodismo é irresponsável e detestável, só porque o público quer distrai-se. Ninguém quer saber de Lear nem de Shakespeare...” (Depoimento de Antonio Abujamra. Atuação no filme de Emilio Fontana: joanadarc1920rouen.com     Personagem: Frei Michel. http://www.joanadarc1920rouen.com/depoimentos.html

Com Abu, ainda não havia trabalhado. Quando ele chegou para gravar no estúdio Tobias eu estava chorando. Havia acabado de fazer cenas de forte de emoção. Hora do almoço, acabava de tirar o elmo e circulava no estúdio trajando roupa preta e uma touca para esconder o cabelo. Neste estado encontro-me com ele no portão.

Abu: “Onde está aquela “puta” da Joana que eu quero fritar!”

(Gelei... não tive coragem de falar que eu era a atriz que interpretava Joana.)

(Não me identificando disse.) Crys: “ A Crys? Acabou de gravar.Todos estão em intervalo para almoço”

Abu: “Você podia me ajuda com o texto? Tem várias palavras em Frances e não tenho a menor idéia de como se pronuncia... Onde eu posso me sentar?”

(Sentou-se e eu diante dele pronunciava uma a uma das palavras seguindo o roteiro que estava em suas mãos.)

Abu: “O que está escrito aqui?”

Crys: “Roã (se escreve “ROUEN” mas se fala Roã), Voculér (se escreve “Vaucoueurs” mas se pronuncia Voculér)”

(Para que pudesse ouvir melhor me ajoelhei no chão em frente a sua cadeira e o ajudei a pronunciar uma a uma das várias palavras em francês...)

Antes da gravação disse ao Emilio Fontana o que havia ocorrido:

Crys: “ Pensei que só eu não sabia a pronuncia das palavras em Frances. Que estranho, o Abu chega para gravar sem saber a pronuncia das palavras em Frances... ainda bem que eu estava disponível e pude ajudá-lo. Eu fui falando e ele repetindo palavra por palavra!”

Emilio deu uma gargalhada e disse:

Emilio: “ Esse é o provocador Abujamra! Jeito de fera e coração de criança. Ele estava brincando com você! Imagina! Abujamra viveu na França...”

Primeiro senti vergonha... Depois percebi que ele havia escolhido uma forma “diferente” de passarmos o texto e estudarmos juntos...

Um encontro inusitado e inesquecível!

Hoje, dia 28.04.2015, quando soube de sua morte chorei! Rapidamente, porém, este sentimento de tristeza deu espaço a uma sensação de dever cumprido. Trabalhamos juntos! Este nosso trabalho artístico irá mantê-lo VIVO. Pessoas como você ANTONIO ABUJAMRA, não devem ser esquecidas!

Crys Fischer Fontana (atriz interprete de Joana Darc)

Trailer do filme JOANADARC1920ROUEN.COM: https://vimeo.com/71913929

 






 

3 comentários:

  1. Grande mestre Abujamra...nos deixou de uma forma inesperada....sentiremos muito a sua falta
    ADEUS MESTRE....SUCESSO AI EM CIMA

    ResponderExcluir
  2. Repassando a mensagem da missa de 7º dia para o querido Antonio Abujamra. "Amores, a missa do Ti Tó será nesta terça feira dia 05.05 ao meio dia na Igreja de São José que fica na rua Dinamarca, Jardim Europa. carinho, Clarisse Abujamra"

    ResponderExcluir