1955
O SURGIMENTO DE UM TEATRO POPULAR NO BRASIL. 2015.
PTP 60 ANOS.
PTP.
O Pequeno Teatro Popular de Emilio Fontana. Mentiras, Verdades e omissões
Históricas.
Ao deixar
o Teatro de Arena, do qual sou fundador, procurei criar um espaço onde pudesse
por em prática a direção. Já na EAD, como aluno (influência francesa de meu
mestre Alfredo Mesquita) me encantei com o Theatre
Nacional Populaire (TNP)... Jean Vilar, Maria Cazares, Gerard Philippe,
Pallais de Chaillot...
Decido
criar então o PTP Pequeno Teatro Popular (inspirado no TNP), projeto de
espetáculos (clássicos quando possível) para um público de operários. Que
funcionou assim: um contato com os sindicatos que recebiam convites, carimbando
no verso a sua sigla e os mesmos distribuídos nas fábricas, no auge cheguei a
distribuir convites que atingiriam 1milhão de pessoas ou seja 600 mil convites
para o operário e sua família. Coloquei no Teatro São Paulo (maravilhoso teatro
paulistano hoje demolido)10 mil espectadores em 10 sessões.
Infelizmente
tinha problemas de saúde em minha família, meu pai Alberto Fontana portador de
doença crônica piorava ano a ano. Tive que abandonar o projeto do PTP. Para que
tudo que havia construído não se perdesse tive uma idéia. Ao longo de nossas
temporadas uma das fontes onde ocorria a distribuição dos convites, era o
Teatro do SESI, uma iniciativa de incentivar a produção de peças teatrais nas
fábricas, tudo conduzido por um funcionário do SESI, Osmar Rodrigues Cruz, do
qual me tornei muito amigo. Assim, foi com naturalidade que passei para o Osmar
tudo o que havia conseguido: listagem dos sindicatos, respectivos contatos,
repertório de peças ainda não montadas, modelo de pesquisa que fazíamos ao
público (formação de público), recomendações e instruções de como o público
deveria se portar durante uma apresentação teatral para não atrapalhar o evento
e os outros espectadores, etc. Fiz esta transferência de conhecimento em nome
do TEATRO. Para que esta forma de socialização fosse propagada. Fiz isto para
que o TEATRO POPULAR não morresse!
De
fato, com novo formato o Teatro do SESI estréia no Teatro Aliança Francesa com
uma comédia de Marivaux (na qual estive presente) daí para a frente se
autodenominando Teatro Popular do SESI.
Em
tempo: O Prof. Miroel Silveira, ECA-USP, pretendendo fazer uma tese sobre o
teatro popular no Brasil, pediu-me tudo o que eu tivesse sobre o PTP para
alimentar o seu trabalho. São fotos e exemplares das primeiras filipetas, já em
álbuns, em formato retangular e as mais recentes com aparência de ingresso. Com
a morte precoce do professor está se procedendo a uma busca desse material
ainda não localizado.
Felizmente
em São Paulo/SP no ano de 2007 CRISTIANE MARIA FISCHER FONTANA realizou na
Faculdade Mozarteum de São Paulo um trabalho de pesquisa intitulado: Curso
Livre de Teatro Emilio Fontana. Um método de interpretação para iniciantes. Sua
origem na Escola de Arte Dramática e no Pequeno Teatro Popular. Monografia
registrada na Biblioteca Nacional. Nº 420.300 Livro 785 Folha 460. Neste
trabalho nas páginas 27 a 39 tudo está documentado. Há inclusive uma citação de
meu nome pelo próprio Osmar em seu livro: “Possuindo um publico, qualquer
movimento teatral, com um bom repertório, estará realizando um trabalho popular
(...) Perguntamos quais os movimentos que alcançaram esse movimento primordial? Na verdade,
lembramos apenas do Pequeno Teatro Popular, Emilio Fontana, seu fundador,
seguido de Libero Rippoli Filho, e atualmente O TEATRO POPULAR DO SESI.”
Bibliografia:
FONTANA,
Cristiane Maria Fischer. Curso Livre de Teatro Emilio Fontana. Um método de
interpretação para iniciantes. Sua origem na Escola de Arte Dramática e no
Pequeno Teatro Popular. Monografia não publicada. Disponível para consulta na
FAMOSP e também na Biblioteca da ECA/USP.
CRUZ,
Osmar Rodrigues. Osmar Rodrigues Cruz: uma vida na arte. São Paulo: Hucitec,
2001.
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