segunda-feira, 16 de maio de 2016

“Expor a criança no meio artístico sem o devido preparo é uma irresponsabilidade”. Frase de início da entrevista com a preparadora e produtora de elenco paulistana Crys Fischer Fontana. Dia 16.05.16.


“Expor a criança no meio artístico sem o devido preparo é uma irresponsabilidade”. Frase de início da entrevista com a preparadora e produtora de elenco paulistana Crys Fischer Fontana. Dia 16.05.16.

“Sei que sou o que sou hoje devido a minha formação, principalmente em início de carreira. A criança/adolescente é como uma esponja. Absorve conteúdos teóricos e adquire técnicas nas dinâmicas práticas. Esse procedimento tem prós e contras. Um trabalho mal feito traz vícios de interpretação difíceis de tirar. Expor a criança no meio artístico sem o devido preparo é uma irresponsabilidade.

O mundo contemporâneo expõe o indivíduo. A superexposição da criança poderá estigmatiza-la. Muitas crianças entram no meio artístico sem ter preparo algum, desconhecendo técnicas e sem resiliência para suportar o ambiente altamente competitivo. O resultado é um acumulo de vivências traumáticas com resultados irreversíveis.

É bom que se saiba que hoje tudo é gravado. A criança mal preparada acabará se queimando. O meio artístico é pequeno, ninguém mais chamará a criança para fazer testes. Em se tratando de crianças outro problema frequente é o trato com os pais que muitas vezes não sabem lidar com suas frustações e querem viver suas fantasias numa suposta carreira do filho/filha ator/atriz mirim.

Um responsável despreparado compromete a carreira do filho. Em um ambiente profissional competitivo e com característica industrial (emissoras de TV)  não são admitidos problemas de indisciplina: atraso, estrelismo, desorganização, falta de estudo e mimos de qualquer natureza.

Muitas vezes a criança até consegue trabalhar e ficar famosa. O importante e seguir com o mesmo raciocínio e perseverança para que tudo o que foi construído não caia por terra. A TV está cheia de gente que aparece e some. Some para sempre... Sobreviver a fama é também um grande desafio. O importante é manter a humildade e não permitir que a fama suba a cabeça.

A solução ao meu ver é procurar um curso sério que prepare a criança e o responsável. Em um mundo de coisas descartáveis vejo muitos pais sugarem a criança e deixar apenas o bagaço...  É muito triste. Quando preparo uma criança forneço técnicas de interpretação preservando a integridade emocional do indivíduo. Trabalho relações saudáveis e éticas.

Quero que com o meu trabalho, mais do que um bom ator/atriz, eu possa colaborar na formação de um cidadão saudável. Um ser humano que cresça e envelheça com equilíbrio físico, mental e espiritual.

Trabalho com sonhos. E a realização do sonho de um aluno é minha realização também. Coordeno o curso do mestre Emilio Fontana há 20 anos e o Fontaninha/Kids estará completando 10 anos em 2019. Tenho preparado alunos no curso e realizado centenas produções de elenco: publicidade, musicais, cinema e TV.

O nosso diferencial é além do preparo e organização da pasta para a profissionalização da criança para pegar a Carteira de Ator/atriz MIRIM fornecer oportunidades reais para ingressar no meio artístico. Temos contato com agencias de atores conveniadas ao curso e contato direto com departamento de pesquisa de elenco com as principais emissoras.

Vira e mexe tem aluno do Fontaninha dando entrevista dizendo que começou comigo. Esse reconhecimento também me alegra e impulsiona a batalhar pela carreira destas crianças. O nosso vínculo acaba sendo “eterno” (risada). Uma vez Emilio Fontana, SEMPRE Emilio Fontana.”

Crys Fischer Fontana é atriz formada pela EAD/ECA/USP e Pós-Graduada em Teatro Educação. Começou a fazer teatro na ACM com 12 anos de idade. Depois ingressou em um importante grupo de teatro com a direção de Sérgio Roperto onde semanalmente recebia presenças ilustres: Ademar Guerra, Luis Damasceno, Osvaldo Mendes, Nei Latorraca, Beatriz Segal dentre outros. Logo sentiu que precisava se preparar em um bom curso. Estudou com o mestre Emilio Fontana no Teatro Paiol e nunca mais parou de estudar. Criadora do Método Fontaninha/Kids de Interpretação em Teatro e TV para iniciantes alfabetizados. 8 a 15 anos.

Próxima turma do Curso Fontaninha/kids em agosto de 2016. Bairro do Campo Belo. SP/SP. Saiba+ 011 5034 8907 http://www.emiliofontana.com.br/fontaninhakids20162017.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário