terça-feira, 17 de maio de 2016

Vacas magras e vacas gordas. Ser artista é saber administrar estas vacas. Fama e sucesso X sobreviver e pagar as contas.


Trecho de entrevista com a atriz, produtora e preparadora de elenco Crys Fischer Fontana. 16.05.2016. “Aqui no Curso Emilio Fontana trabalhamos com pessoas em início de carreira. Sempre foi assim há 56 anos. Pessoas que iniciam crianças, adolescentes e adultas. Além das ferramentas de atuação, teoria e prática fazemos todo em trabalho para desmistificar a profissão do ator. Falo: a profissão do ator é 99% de trabalho e estudo e 1% de glamour e olhe lá! 

O curso Emilio Fontana tem estrutura artesanal. Esta estrutura permite que além das aulas possamos orientar e batalhar para o sucesso da carreira do aluno. Estamos no mesmo barco. Estaremos sempre juntos. Uma vez Emilio Fontana, SEMPRE Emilio Fontana.

O sucesso em uma carreira não significa trabalhar na Globo (sonho da maioria de nossos alunos). Podemos considerar esta uma possibilidade, porém uma carreira se constrói através de uma sucessão de trabalhos. Alguns pouco rentáveis e outros com bons caches. Existe uma alternância. Faz parte. Existem muitas vertentes: publicidade, teatro, musical, cinema, TV, área do ensino, palestra, dublagem, uma gama enorme de possibilidades. O que não dá é para achar que trabalhar na TV para ter visibilidade é a única opção.

É muito comum um iniciante ficar “famosinho” e esnobar os colegas ou desprezar quem no início da carreira abriu as portas do conhecimento e proporcionou condições de colocação no meio artístico com orientações sobre a profissão (carteira de ator mirim/DRT). O meio artístico é pequeno. Todo mundo se conhece.

A falta de ética decorrente das “vacas gordas” que é o momento de fama poderá proporcionar uma redução de trabalhos futuros e até mesmo o desaparecimento do ator “famosinho”.   As amizades no meio artístico devem ser regadas. Somos sempre solidários indicando amigos para trabalhos. Temos grupos. Isto é normal. São núcleos de profissionais com afinidades.

Mais que um curso formamos uma rede leal de ex-alunos EMILIO FONTANA / FONTANINHA KIDS que se ajudam mutualmente embasados por valores éticos da amizade e coleguismo. Trabalhamos em nosso curso SOMENTE com ex-alunos ATUANTES no mercado de trabalho que aplicam o método. É atividade do curso ir ao teatro e assistir a espetáculos com ex-alunos.  Incentivamos a formação de grupos teatrais que saem do curso prontos a registrar a companhia e empreender no mercado de trabalho. Divulgamos o trabalho do aluno. Desde uma companhia sem recursos quanto uma bem-sucedida carreira na TV. Recebemos diariamente propostas de trabalho onde o curso trabalha para atender a demanda indicando alunos para preencher estas vagas. Temos agências de atores conveniada e dezenas de ex-alunos fazendo casting visando SEMPRE a inclusão do ex-aluno no mercado de trabalho. Além disso temos produções próprias de produções em teatro cinema e TV somente com ex-alunos.

O problema e a dor de cotovelo da concorrência. Vira e mexe alguém liga perguntando: “liguei na escola tal e disseram que Emilio Fontana morreu! ” Aí eu falo, todo o ano matam o mestre, mas ele continua vivinho da Silva e dando aula!!! Quase toda a semana o mestre sobe ao palco. (Risos). O sucesso da 25 de março é que quando não tem alguma coisa na minha loja eu indico o concorrente. No meio artístico não é bem assim...  É um salve-se quem puder. (Risos)

Como sou atriz, sei na pele o que é a angustia de ficar sem trabalho. Ao mesmo tempo gosto de arregaçar as mangas e fazer as coisas acontecerem. Não fico esperando me chamarem para trabalhar. Sempre vivi da profissão sem fazer concessões. Gosto de empreender e não esperar as coisas acontecerem. Fiz e faço muita coisa boa. Não quero que a minha vaca emagreça (risos)

Em 2012 fiz a personagem dos meus sonhos JOANA DARC em Joanadarc1920rouen.com. Estamos em fase de promoção do filme ainda inédito.

É essa ideia que passamos para os alunos. Não podemos ficar reféns ao departamento de marketing e sob o jogo do dinheiro de empresas que escolherão aquilo que vamos interpretar.  O que podemos falar ou fazer.

A arte não pode ficar a serviço do capital. A IDEOLOGIA e as relações humanas devem ser preservadas acima de qualquer interesse financeiro. Somos pequenos, por opção. O que nos alimenta é o trato humano e as amizades que fazemos. Temos TRADIÇÃO e tradição não se compra. Tem ou não tem.

Fama e sucesso? Os alunos Emilio Fontana / Fontaninha KIDS sabem que é ilusão. O que queremos é viver dignamente da profissão que exercemos por vocação, pagar as contas e sobreviver com união mesmo em tempos difíceis.

Uma vez Emilio Fontana SEMPRE Emilio Fontana!

Crys Fischer Fontana é atriz formada pela EAD/ECA/USP e Pós-Graduada em Teatro Educação. Começou a fazer teatro na ACM com 12 anos de idade. Depois ingressou em um importante grupo de teatro com a direção de Sérgio Roperto onde semanalmente recebia presenças ilustres: Ademar Guerra, Luis Damasceno, Osvaldo Mendes, Nei Latorraca, Beatriz Segall dentre outros. Logo sentiu que precisava se preparar em um bom curso. Estudou com o mestre Emilio Fontana no Teatro Paiol e nunca mais parou de estudar. Criadora do Método Fontaninha/Kids de Interpretação em Teatro e TV para iniciantes alfabetizados. 8 a 15 anos.



Próxima turma do Curso Fontaninha/kids em agosto de 2016. http://www.emiliofontana.com.br/fontaninhakids20162017.html

Curso Livre EMILIO FONTANA PRÉ-PROFISSIONALIZANTE de TEATRO: O Ator Empreendedor. Duração: 7 meses. 56 ANOS DE TRADIÇÃO. AULAS COM OS MESTRES: Emilio Fontana e Crys Fischer Fontana. Início DOMINGO dia 12 de junho de 2016. Término dia 18 de dezembro de 2016. Das 10h00 às 12h00. Embasamento PRÉ-PROFISSIONALIZANTE. Preparatório para a Carteira de Ator/Atriz Mirim e DRT. http://www.emiliofontana.com.br/empreendedor2016.html



 Bairro do Campo Belo. SP/SP. Saiba+ 011 5034 8907






Nenhum comentário:

Postar um comentário